O uso de equipamentos tecnológicos, como suporte, na
condução de uma aula, é hoje um meio, não só importante, mas imprescindível,
pois traz benefícios comuns a todos da escola, não apenas na administração
escolar como vem sendo empregada, mas principalmente no pedagógico; e, nesse
novo ambiente organizacional, a escola passa a constituir-se como uma entidade
viva que aprende e evolui a partir de um ambiente criativo e de aprendizagem
contínua, num processo de inclusão digital e tecnológica.
Assim,
é importante que o currículo aponte para as mudanças, que envolva toda a
comunidade escolar norteando os passos do ensino dentro da escola.
[...] O
conceito de um currículo do futuro não se baseia apenas na crítica [...] ele
implica de uma sociedade futura, os tipos de habilidade, conhecimento e atitudes
que serão necessários para criá-las e sustentá-la, e as relações entre tipos de
conhecimentos, entre aprendizado acadêmico e profissionalizante, entre teoria e
prática e entre as matérias [...] propõe que o princípio de conectividade deva definir
relações entre as matérias e o mundo do trabalho e entre as formas de
conhecimento especializado e especialista e o saber do dia-a-dia e o senso
comum. (YOUNG, 2000, p.20)
É necessário que a escola
repense sobre a sua função e como se processa dentro desse contexto atual, pois
o mito que a escola era única fonte de conhecimento e de cultura já está
ultrapassado. É importante que a escola
torne-se aliada do desenvolvimento tecnológico realizando uma educação completa
aos atrativos sociais
YOUNG, Michael F. D. O Currículo do futuro: da
“nova sociologia da educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas:
Papirus. 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário