Wiki


Wikipédia é uma biblioteca virtual, multilíngue, interativa e gratuita, isto significa que ela está constantemente em construção.
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
Existem várias páginas da Wikipédia que podem ser editadas, quando isto é possível aparece no topo da página um link com a palavra editar, do contrario aparece escrito consultar fonte.
A Wikipédia é hoje a maior enciclopédia do mundo. A ferramenta foi criada há apenas 10 anos e conta hoje com 17 milhões de artigos em mais de 270 idiomas.
O Wikcionário, como o próprio site diz é um projeto colaborativo cuja finalidade é produzir um dicionário livre e completo de todas as línguas. A navegabilidade é semelhante à Wikipédia. Na internet constitui-se uma boa maneira de saber o significado de uma palavra. É um dicionário on-line, poliglota, livre, em português, com significados, etimologias e pronúncia.
O Wikcionário, em contraste, tem como foco a descrição das palavras, a sua pronúncia, a apresentação de sinônimos e antônimos, a tradução para outros idiomas e conceitos relacionados. Se uma definição se torna prolixa e ocupa mais de uma ou duas frases, é melhor editar o artigo equivalente da Wikipédia e adicionar uma ligação para ele no verbete do Wikcionário. (http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:O_que_o_Wikcion%C3%A1rio_n%C3%A3o_%C3%A9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário